Depois de realizarmos duas visitas muito prazerosas nas vinícolas Angheben e Don Laurindo, seguimos para a Almaúnica para fecharmos o segundo dia do nosso Tour pelo Vale dos Vinhedos.
A entrada da vinícola é incrível!
Uma estrada que corta cerca de 2,5 hectares de Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot dá acesso ao bonito prédio espelhado onde, no piso térreo, fica a recepção dos visitantes e o varejo, além de uma sala de espera com lareira e uma parede com diversos livros sobre enologia que dividem as prateleiras com alguns dos mais importantes rótulos da casa.
A Vinícola Almaúnica foi fundada em 2008 pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli, que após trabalharem um período na vinícola da família, Don Laurindo, decidiram seguir novos rumos e criar o seu próprio empreendimento.
O resultado do trabalho dos irmãos é uma vinícola moderna, de produção limitada, cerca de 60 mil garrafas ao ano, com uma comunicação visual impecável em suas embalagens e rótulos.
Assim que chegamos, um pouco antes do horário marcado para a visitação, informamos na recepção que havíamos feito contato prévio, combinando o dia e horário da nossa chegada.
Mas, para a nossa surpresa, não havia ninguém nos esperando.
Toda a conversa que havia sido feita antes da visita foi simplesmente esquecida.
Então, novamente nos apresentamos, informamos sobre a existência do blog e mostramos o nosso interesse em conhecer a vinícola, os produtos e levar estas informações aos nossos leitores.
Após aguardarmos alguns minutos, teve início a nossa visitação guiada – uma pequena ‘volta’ pela vinícola que não durou mais de 10 minutos, com informações superficiais e nenhuma simpatia.
Nada além do protocolo para turistas, uma pena.
O pequeno passeio iniciou pela sala onde ficam os tanques de aço que realizam a fermentação da bebida e, logo depois, ao subsolo onde encontramos as salas de barricas francesas e americanas; os pupitres para a rémuage dos espumantes; além dos equipamentos de engarrafamento, rotulagem e expedição.
Infelizmente não tivemos acesso ao andar superior, onde foi montada uma estrutura para o recebimento das uvas.
Além de seus vinhedos próprios com dois hectares, a Almaúnica também recebe uvas de mais dez hectares, cultivadas por quatro produtores do Vale dos Vinhedos, que são acompanhados e orientados pela vinícola a produzirem através dos mesmos métodos e com o mesmo cuidado.
Ao fim do nosso pequeno passeio, retornamos à recepção para provar os vinhos da casa e iniciamos a degustação com os seguintes espumantes e brancos:
- Almaúnica Moscatel
- Brut Champenoise (100% Chardonnay)
- Cuvée Prestige Brut Rosé Champenoise (Chardonnay, Pinot Noir e Malbec)
- Reserva Sauvignon Blanc 2014
- Super Premium Chardonnay 2014
Dos cinco vinhos provados inicialmente, dois nos chamaram mais atenção:
O espumante Cuvée Prestige Brut Rosé é elaborado pelo método tradicional e passa 12 meses nas caves subterrâneas da vinícola, sendo maturado sobre as leveduras. Além da linda cor salmão, chama a atenção pela presença da uva Malbec, que não é comumente encontrada em espumantes.
O Super Premium Chardonnay é elaborado com as uvas do vinhedo localizado ao lado da vinícola. Estagiou durante 13 meses em barris novos de carvalho francês. Aromas cítricos e paladar amanteigado.
Finalizamos a degustação com os seguintes tintos:
- Reserva Pinot Noir 2013
- Reserva Merlot 2011
- Reserva Malbec 2012
- Reserva Cabernet Sauvignon 2010
- Reserva Syrah 2013
Dos tintos, o que mais nos chamou atenção foi o Reserva Syrah – A Almaúnica é o único produtor a trabalhar com a uva no Vale dos Vinhedos. Estagiou durante 20 meses em barris de carvalho francês e americano. Aromas de frutas negras e especiarias, encorpado e com grande presença da taninos.
Assim encerramos a nossa visita à Almaúnica, uma vinícola com uma bela estrutura, moderna e que produz ótimos vinhos.
Ao visitar o Vale dos Vinhedos, não deixe de conhecer, porém, não espere nada além de um atendimento padrão para turistas, voltado à venda de seus produtos.
A recepção dos visitantes deixa muito a desejar.
Vinícola Almaúnica
Varejo:
De segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Sábados e feriados: 10h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Domingos: 10h às 13h.
Visitação guiada:
De segunda a sábado nos horários:
Manhã: 10h30.
Tarde: 15h30.
Telefone: (54) 3459.1384
E-mail: [email protected]
Endereço:
RS 444, KM 17,35 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS
Valores:
Consultar a vinícola.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe esta página com seus amigos ????
Comentários
Comprei um merlot 2017 muito amargo. Uma pena!
Demos mais sorte e fomos bem recebidos. Mesmo fora do horário de visitas guiadas conhecemos a vinicola e sua singular estrutura. Parte 2 Merlot 2012 muito harmonioso e o syrah 8 anos excepcional. Chadornay suprempremium e espumante cuvve prestige de fato são muito bons. Vale a pena conhecer e podemos esperar boas noticias desta turma. Fomos em jan/18.
Olá Luciano, como vai?
Fico feliz em saber que melhoraram o atendimento. Que continuem assim 🙂 Abraços e obrigado pelo comentário.
Duas coisas:
1ª) HAHAHAHAH Olha esse “Enófilo sincero”, mano! Atenderam mal e depois correram pro blog se defender.
2ª) Excelente artigo, parabéns!
Me desculpe, com todo o respeito, mas esse atendimento padrão só se for pro turista padrão… Fui muito bem recebido pelo Márcio. Conversou durante horas comigo e com minha esposa, abriu várias garrafas sem cobrar nada, pelo simples prazer de ver o visitante gostar do vinho feito por ele. Obras de arte, diga-se de passagem… Uma das melhores vinícolas da Serra.
Olá Enófilo sincero, como vai?
Legal você compartilhar conosco a boa experiência que teve na vinícola.
Infelizmente, não encontramos o Márcio por lá. Talvez, se o tivéssemos encontrado, teríamos sido tão bem recebidos quanto você.
De qualquer forma, penso que o bom atendimento deveria vir de todos que trabalham na vinícola, proprietários ou não, e ser direcionado a todos que a visitam, simples turistas ou não.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Grande abraço e volte sempre!
Com tantas vinícolas acolhedoras a serem visitadas esta não seria , para mim, uma opção.