Cave de Pedra – Um Passeio Pela Vinícola-Castelo Mais Charmosa do Vale dos Vinhedos

cave-de-pedra

A Cave de Pedra foi a segunda vinícola que visitamos em nosso Tour de 3 dias pelo Vale dos Vinhedos e, sem sombra de dúvidas, foi uma das mais belas propriedades que encontramos pelo caminho.

Assim como fizemos com a maioria das vinícolas que visitamos, entramos em contato para agendar a visita e, assim que chegamos, logo após o almoço, ficamos encantados com o belíssimo visual de um castelo medieval totalmente construído em pedra basalto.

Deixamos o carro no estacionamento em meio às roseiras vermelhas e seguimos para a entrada principal. Ao passarmos pela porta, fomos agraciados com um lindo quadro de cacho de uvas tintas que dá as boas-vindas aqueles que visitam o estabelecimento.

cacho-uvas-cave-de-pedra

Após uma breve espiada nos produtos à venda que encontravam-se na sala de recepção – chocolates, queijos, produtos de beleza elaborados a partir de uvas, vinhos, além de sucos e geleias produzidos pela Casa Madeira, uma das empresas da Família Valduga – fomos recebidos pela sommelier da casa Douglianne Lazzaron.

Iniciamos o passeio subindo até o andar superior da vinícola, onde uma mesa com alguns dos rótulos da casa nos aguardava para a degustação.

E após uma breve introdução sobre a criação da Cave de Pedra, sua restrita produção de cerca de 50 mil garrafas por ano, e a venda de seus produtos realizada apenas de maneira interna, alguns rótulos nos foram servidos:

  • Adaga Chardonnay 2014

Um branco leve e muito fresco que estagia durante 6 meses em barris de carvalho americano e que somente é elaborado em safras selecionadas.

  • Piedra D’oro Cabernet Sauvignon 2015

Uma proposta mais leve e fresca de cabernet para o dia-a-dia, sem estágio em barris de carvalho e sem a potência que a maioria dos cabernets apresentam.

cave-de-pedra-adaga-chardonnay

A vinícola também conta com uma linha de vinhos licorosos que estagiam durante 10 anos em barris de carvalho, além da linha Rosa Negra – vinhos suaves elaborados a partir de uvas viníferas: um branco de corte com malvasia e moscato e um tinto com pinot noir, tannat e ancellotta.

Após conhecermos os detalhes da cada uma das linhas de vinhos e realizarmos esta pequena prova, fomos convidados a subir – através de uma escadaria em caracol – até o topo da vinícola onde deslumbramos uma belíssima vista que cobre boa parte do Vale dos Vinhedos.

vista-vale-dos-vinhedos-cave-de-pedra

Depois de apreciarmos a paisagem, descemos e seguimos para um espaço aberto na parte de trás da vinícola, onde um pequeno vinhedo demonstrativo, plantado no sistema espaldeira, exemplifica os reais vinhedos da vinícola Cave de Pedra.

vinhedos-cave-de-pedra

Seguimos em direção às caves subterrâneas, mas, antes, passamos por dentro de um enorme salão de festas com o teto branco e todo decorado com galhos de videiras em baixo relevo.

O local onde são celebrados casamentos e demais eventos importantes da região, é todo climatizado e com capacidade para receber cerca de 300 pessoas.

Ao passarmos pelo salão, descemos uma pequena rampa com diversos barris de carvalho até chegarmos às salas onde ficam as inúmeras garrafas que descansam no mais puro silêncio, escuridão e baixas temperaturas.

barris-cave-de-pedra

Neste momento, chegamos ao ponto alto da nossa visita: a degustação de dois tintos de uvas não tão conhecidas: marselan e egiodola.

Os dois rótulos da linha Adaga são muito interessantes, tanto em aromas quanto em sabores, e nos chamaram muito a atenção pela sua singularidade.

  • Adaga Egiodola 2010

Originária da França, a cepa é um cruzamento genético entre a Fer Servadou e Abouriu – O vinho estagia durante 8 meses em barris de carvalho francês e é uma ótima experiência para quem prova a casta pela primeira vez!

  • Adaga Marselan 2012

Vinho de grande concentração que estagia durante 8 meses em barris de carvalho francês. Assim como o Egiodola, uma grande surpresa no nariz e no paladar.

cave-de-pedra-marselan-egiodola

Após a prova, seguimos em direção a um corredor onde diversas garrafas cobertas de poeira repousam na escuridão.

Adentrar o porão de uma vinícola, nos dá uma sensação de descoberta, como se estivéssemos entrando em um local inabitado há centenas de anos, onde os mais valiosos tesouros líquidos estão escondidos.

garrafas-cave-de-pedra

Enfim, chegamos à prova final do que é considerado a especialidade da casa: um espumante elaborado através do método tradicional ou Champenoise.

  • Espumante Brut D.O Champenoise

Elaborado com 100% da uva branca Chardonnay e maturado durante 36 meses. Espumante leve, de certa cremosidade e muito refrescante.

cave-de-pedra-espumante-brut

E o local da degustação não poderia ser outro: uma sala onde ocorre a rémuage dos espumantes – cavaletes de madeira conhecidos como pupitres abrigam dezenas de garrafas invertidas, esperando para serem giradas uma vez ao dia, para que os sedimentos não grudem nas paredes do recipiente e desçam, progressivamente, acumulando-se no gargalo.

pupitres-espumantes-cave-de-pedra

Finalizamos assim a nossa visita à Cave de Pedra, uma das mais belas vinícola que visitamos e que elabora, de forma restrita, excelentes vinhos e espumantes.


Visite a Cave de Pedra

cave-de-pedraDe segunda a sábado e nos feriados o atendimento no varejo é das 09h30 até às 18h, com a primeira visita do dia às 10h e a última em torno de 17h.

Aos domingos o atendimento é das 9h30 até às 17h, com a primeira visita às 10h e a última em torno de 16h.

Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone: (54) 3459.1267 ou pelo e-mail: [email protected]

O visitante não terá acesso aos vinhedos da vinícola.

Endereço:
RS 444, Km 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Valores:
Consultar a vinícola.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos ????

0 Shares:
Comentários
  1. GOSTARIA DE COMPRAR DOIS BARRIS DE VINHO UM TINTO E UM BANCO PARA UMA FESTA DE 50 ANOS SERIA POSSIVEL ME PASSE MAIS INFORMAÇOES

    1. Olá, Fabricio! Acredito que sua intenção era mandar esta mensagem para a vinícola. Nesta mesma publicação, constam todos os contatos da Cave de Pedra. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar