Larentis – Vinícola Familiar Que Une Tradição e Tecnologia Para Criar Vinhos de Muita Personalidade

larentis

A Larentis foi a sétima vinícola que conhecemos em nosso Tour de 3 dias pelo Vale dos Vinhedos e, de cara, ficamos impressionados com a beleza de seus vinhedos e contentes com a ótima recepção que tivemos por parte do enólogo da família, André Larentis.

Assim que chegamos, o jovem formado em viticultura e enologia, filho de Larri e Vera Larentis, nos levou para conhecer os vinhedos da família – e que vinhedos!

São 10 hectares ao lado da vinícola, onde as plantas recebem um cuidado único por parte da Família Larentis, que realiza quase todos os processos manualmente.

Nos meses de setembro a março, ocorrem os famosos Piqueniques nos Vinhedos – onde os visitantes tem a disposição uma toalha xadrez, tábuas de frios, geleias, pães, além de uma garrafa de vinho ou espumante para passarem algumas horas da tarde petiscando em meio aos parreirais.

Uma pena termos visitado a vinícola fora deste período.

larentis-vinhedos

Contanto um pouco da história da família, tudo começou em 1876, quando Arcangelo Gabriele Larentis deixou a região de Trento, na Itália, para vir ao Brasil. Aqui casou-se e formou uma das primeiras famílias a cultivar variedades nobres, como as uvas Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc na região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Nesta época, a família Larentis produzia vinhos para consumo próprio e vendia suas uvas para algumas vinícolas.

larentis-tanques-de-acoFoi somente em 2001 em que a vinícola foi fundada, tornando realidade o desejo de expressar a qualidade de suas uvas em garrafas de vinho.

Prezando pela qualidade, desde o início a Larentis produzia seus vinhos nos melhores tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho da época, além de investir, ao longo dos anos, em novas técnicas de cultivo e produção e buscar assessoramento enológico profissional.

larentis-barris-de-carvalhoHoje a vinícola produz ao ano cerca de 80 mil litros de vinho com as variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Ancellotta, Teroldego, Malbec, Marselan, Chardonnay, entre outras variedades.

Seus rótulos das linhas Reserva e Gran Reserva permanecem de 4 a 12 meses, conforme a variedade e a safra, em barricas de carvalho americano e francês. Depois de engarrafados, descansam na cave por, no mínimo, 6 meses antes de serem comercializados.

E após conhecermos os vinhedos, as salas de barricas e caves, André nos levou até o pequeno balcão onde 7 ótimos rótulos, entre vinhos e espumantes, nos aguardavam para a degustação.

Iniciamos com 2 espumantes bem leves, refrescantes e saborosos:

  • Espumante Moscatel Asti
  • Espumante Brut Charmat ( 100% Chardonnay)
larentis-espumante-brut

O Espumante Brut da Larentis recebeu 90 pontos do Guia de Vinhos Descorchados 2016, na categoria de Melhores Charmat do ano.

Seguimos para um branco bem fresco, de aromas florais e frutados sem passagem por barris:

  • Larentis Chardonnay 2014

E finalizamos com 4 tintos de tirar o chapéu:

  • Merlot Reserva 2012
  • Malbec Reserva 2013
  • Cepas Selecionadas Ancellotta 2011
  • Cepas Selecionadas Teroldego 2013
larentis-cepas-selecionadas-ancellotta

O Ancellotta Cepas Selecionadas 2011 é uma produção limitada de apenas 2.000 garrafas numeradas deste vinho elaborado somente em safras propícias para produção de vinhos longevos.

Encerramos assim a nossa visita à Larentis, uma vinícola familiar que soube mesclar muito bem a tradição com a tecnologia, oferecendo vinhos de muita personalidade e indiscutível qualidade.

Visite a vinícola, prove seus vinhos e, se possível, faça um piquenique.

Ou então, acesse a nova loja virtual da Larentis e garanta um vinho de uma das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos.


Visite a Larentis

larentisA vinícola atende durante a semana das 09h às 11h e das 13h às 17h.

Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

Acima de 12 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone: (54) 3453.6469 ou pelo e-mail: [email protected]

Endereço:
Linha Leopoldina, s/n – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Valores:
Consultar a vinícola.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos ????

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar